Megamar_logo (Novo) Rec.jpg

Dicas e Curiosidades

 

Periodicamente traremos uma matéria para enriquercer ainda mais sobre pescados e frutos do mar

 

Periodicamente traremos uma matéria para enriquercer ainda mais sobre pescados e frutos do mar

 

Curiosidades

PERÍODO DE DEFESO
O que é?

O defeso é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes.

Nesse período é garantido por Lei (Lei n° 10.779, de 25 de novembro de 2003, alterada pela Lei n° 13.134, de 14 de junho de 2015) ao Pescador profissional artesanal o pagamento de seguro-defeso, no valor de 1 (um) salário-mínimo mensal, que é o seguro-desemprego especial, pago ao pescador.

 

Como esse período é estabelecido?

Por meio de atos normativos (portarias, instruções normativas) discutidos e publicados pelo órgão federal competente, atualmente o MAPA, definido por espécie a serem protegidas e sua área de ocorrência.

As normas que foram publicadas pelos órgãos anteriores gestores da atividade continuam válidas.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

Peixes consumidos na Culinária Japonesa
Para quem não sabe Peixe em japonês é Sakana(さかな ou 魚), mas existem diversos tipos de peixes na culinária japonesa além dos mais conhecidos.

 

Atum ou Maguro (鮪):
O peixe mais apreciado no Japão é o Atum (maguro): ele é reconhecido pela sua cor vinho, tem um sabor intenso, mas dependendo da parte do peixe, pode ser mais tenro e firme ou mais macio.
Para os japoneses, é o peixe mais importante sendo que o atum mais caro vendido no famoso mercado de peixes, o Tsukiji de Tóquio no Japão foi no valor de 1,8 milhões de dólares americanos, pesando 222 kilogramas. O comprador foi o Sr. Kiyoshi Kimura, dono do Sushi Zanmai, rede restaurante que opera 24 horas por dia nos 365 dias do ano.
Para os verdadeiros apreciadores de atum, algumas casas mais sofisticadas, têm oferecido o Trio de AtumAkamiChutorô e Torô. Repare na coloração do Atum para cada corte, o atum gordo que é o mais procurado e mais caro tem uma tonalidade bem mais clara, um tom de Rosa Claro.

atum-maguro-webtuna-atum-maguro-akami-toro-chutoro

Alguns dos Benefícios do Atum para a Saúde:
1) Proteção anti-inflamatória: Nenhuma categoria de nutrientes tem sido mais claramente determinada por ter propriedades anti-inflamatórias do que os ácidos graxos ômega-3. O atum é igualmente bem estabelecido como uma importante fonte alimentar de ômega-3.
2) Antioxidantes: Embora pequenas quantidades de nutrientes antioxidantes como vitamina C, manganês e zinco sejam fornecidos pelo atum, ele é invulgarmente rico em um antioxidante em particular, o mineral selênio. Este antioxidante não é apenas concentrado no atum, mas também está presente em uma forma incomum chamada selenoneine. Selenoneine é especialmente útil para quem consome atum como um nutriente visto que protege suas células vermelhas do sangue contra danos dos radicais livres.
3) Benefícios do atum com relação ao sistema cardiovascular: Quando os pesquisadores estudam os benefícios globais de ômega-3 do peixe em um plano de dieta regular, eles quase sempre encontram benefícios cardiovasculares no topo da lista.
4) Benefícios do atum com relação ao câncer: Na área de câncer de cólon, há evidências claras de que o aumento da ingestão de gorduras ômega-3 dos peixes pode reduzir o risco deste tipo de câncer. A maioria destes estudos de investigação têm incluído o atum neste grupo de peixes. Nas áreas de câncer de próstata e câncer renal, há também alguma evidência de diminuição do risco pelo consumo de ômega-3 dos peixes, embora os resultados pareçam ser mais misturados para estes tipos de câncer, com alguns estudos não demonstrando diminuição do risco.
5) Boa densidade nutricional: Do ponto de vista nutricional global, o atum é mais diversificado em seu conteúdo de nutrientes do que muitas pessoas suspeitariam. É uma excelente fonte de vitamina B3 (niacina), e uma fonte muito boa de outras vitaminas do complexo B, incluindo B6 (piridoxina) e B1 (tiamina). O atum é também uma boa fonte de minerais como o fósforo, o potássio e o magnésio.
6) Perda de peso: Escolher atum como sua fonte de proteína, ao invés de carnes gordas, pode economizar calorias e ajudá-lo a controlar o seu peso.
7) Benefícios do atum para o crescimento e desenvolvimento:  Atum pode aumentar os níveis de energia e tornar o trabalho de corpo mais eficaz graças aos impressionantes níveis de proteínas que ele contém.
8) Possíveis benefícios do atum contra a depressão: A ingestão de peixe também é um bom remédio para a depressão. Resultados de um estudo de investigação sugerem que o consumo do peixe pode ser benéfico para a saúde mental das mulheres e reduzir o risco de desenvolver depressão em mulheres.

 

Salmão ou Sake (鮭):
O salmão pode não ser o peixe mais consumido no Japão, mas com certeza é o favorito dos brasileiros.
Quem não gosta de um Temaki de Salmão com Cream Cheese ou Sushi Hot Roll de Salmão?
No Sashimi, o salmão ganha disparado, com certeza é o mais pedidos em restaurantes tradicionais, rodízios e restaurantes mais sofisticados.
salmao-filet
Alguns dos Benefícios do Salmão para a Saúde:
Benefícios do Salmão Contra Inflamações: Investigação sobre o consumo de peixe e de uma proteção comum, tem mostrado que os ómega-3 ácidos gordos encontrados no Salmão pode ser convertido pelo corpo em três tipos de compostos que previnem a inflamação crónica. O que é especialmente interessante é que ele combina estes benefícios anti-inflamatórios com alívio anti-inflamatórios relacionados não à gordura, mas a proteína.
Benefícios do Salmão para Saúde do Cérebro e Humor: Muitas pesquisas têm comprovado ácido docosahexaenóico (DHA) para ser o mais importante de gordura encontrada no cérebro, e o conteúdo substancial deste ácido graxo ômega-3 no Salmão, explica-se os benefícios da ingestão do Salmão para o pensamento e a diminuição do risco e de certos problemas relacionados com o cérebro.
Benefícios do Salmão para Saúde Ocular: Sabemos que o óleo de peixe é bom para melhorar a visão. Ele também ajuda a evitar a degeneração macular relacionada com a idade. As gorduras omega-3 encontrados no Salmão têm demonstrado ser eficaz no combate contra a degeneração macular e olho seco crônico.
Benefícios do Salmão para Saúde Cardiovascular: A ingestão de Salmão tem sido ligado a uma diminuição do risco de vários problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, arritmia cardíaca e pressão arterial elevada.
Benefícios do Salmão Para Saúde da Pele e Cabelo: Os ômega-3 encontrados no salmão tem benefícios para pele e cabelo, estimulando a produção de fortes fibras de colágeno e elastina, que contribuem para a pele com aspecto mais jovem.